quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os solos e sua formação.

O solo é de extrema importância para a vida no planeta, é parte integrante da biosfera, com a qual mantém processos de interação com os seres vivos. Podemos chamar de solo o processo final de decomposição de uma rocha.
Quando as rochas são expostas aos fotores externos (clima, água, microorginismos, etc) inicia-se uma série de fenômenos que a modificam e culminam com a formação do solo.
Chama-se horizonte do solo a camada suas camadas que vão surgindo durante a evolução, num solo maduro temos os seguintes horizontes:
  • O - é o horizonte orgânico (serapilheira), compõem-se basicamente de material vegetal;
  • A- um horizonte mineralógico com matéria orgânica bem decomposta;
  • B- sem coloração bem definida, nele há acumulação de materiais transportado pela água;
  • C- é o horizonte mais inferior, bem próximo à rocha matriz.
A foto mostra aproximadamente os horizontes do solo descrito acima. Analisem a presença vegetal, fotor importante na transforamação do solo.

A foto mostra um solo relativamente jovem, raso e com horizontes O e A pouco desenvolvidos.
José Bueno Conti e Sueli Angelo Furlan dizem o seguinte sobre o solo:
"O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimenteo da biosfera. O solo é um dos determinantes das características da biosfesra e é modificado por elas, através dos processos interativos que mantém com os seres vivos. o solo é onde estes estão ancorados e o elo de transferência do alimento e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde flui a energia. Os solos se desenvolvem a partir de uma matriz rochasa que, por ação do clima, dos seres vivos e da força da gravidade, se divesifica em mulitplos tipos. Estes se foramam em procesos lenteos e são agrupados pelos especialistas conforme uma série de atributos genéticos. Essa lentidão é tal que 22,5 cm de solo pode levar de cem a 2 mil anos para se formar." [1]

As fotos acima evidenciam o solo em transformação.

Referências:
CONTI, José Bueno; FURLAN, Sueli Angelo. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: ROSS, Jurandyr L. (org).Geografia do Brasil. 2ed. São Paulo: Edusp, 1998.
SALLES, Ignez Helena; PITA, Denise Giancoli. Conceitos de Geografia Física.2ed. São Paulo: Ícone, 1997.pp. 67-207.
[1] ROSS, (org) 1998. p 123.

Fotos: Alexandre de Freitas.

2 comentários:

  1. Olá, somos o Mande Bem no Enem, um curso on-line preparatório para o exame. Lemos o seu blog e gostamos de seu conteúdo! Gostaríamos de convidá-lo a visitar o nosso blog e deixar um comentário com sugestões e opiniões, já que ambos estamos lidando com o mesmo tema, educação.
    Muito obrigado, esperamos seu comentário!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, muito obrigado pelo comentário e pelo convite! Entraremos em contato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...